top of page
Buscar

Diário de viagem da Turquia ao seu alcance - I Grupo Inter da Fraga Viagens

Atualizado: 28 de nov. de 2022

Este Diário de viagem, traz um relato, de forma cronológica, das impressões anotadas, memórias, experiências vividas, observações preciosas sobre vários aspectos históricos dos locais visitados, fotografias de cenas que marcaram os diversos locais, monumentos históricos e, sítios arqueológicos visitados durante a viagem de 13 dias a Turquia, realizada no período de 20 de agosto a 03 setembro de 2019, com a companhia de um grupo de pessoas que conhecemos durante o planejamento da viagem e, que nos tornamos amigos. As fotos complementam a narrativa da viagem!

TURQUIA – UM POUCO DE HISTÓRIA

A História da Turquia inicia-se nos tempo pré-históricos mais antigos. A Turquia como país, com a configuração atual, só surgiu na década de 1920, quando o Império Otomano foi abolido e substituído pela República da Turquia, mas esta pode considerar-se uma legítima sucessora de uma série de impérios que tiveram o seu centro de poder no que é a Turquia contemporânea.

Apesar do nome do país e da longa história, a migração dos povos turcos para o território da atual Turquia é um fenômeno relativamente recente, com cerca de mil anos. Os turcos, povos cuja língua pertencem ao ramo das línguas turcomanas, começaram a emigrar das suas terras ancestrais para a Anatólia no século XI.

A Península da Anatólia (Ásia Menor), que constitui a maior parte do que é hoje a Turquia, é uma das regiões continuamente habitadas desde há mais tempo em todo o mundo. Os assentamentos neolíticos* mais antigos da região da Anatólia, encontram-se entre os mais antigos do mundo.

* Neolítico (pedra nova) ou Período da Pedra Polida (5000-3000 a.C.) é o período histórico que vai aproximadamente do X milênio a.C., com o início da sedentarização e surgimento da agricultura, ao III milênio a.C., dando lugar à Idade dos Metais. Não se aplica à pré-história europeia nem americana.

Além de ser um verdadeiro elo entre o ocidente e o oriente, a cidade foi por muitos anos a capital do Império Bizantino e também do Império Romano até 1493. Já ouviu falar em Constantinopla? Pois bem, era assim que os romanos denominavam Istambul, que só recebeu esse nome em 1493, com o início do Império Otomano.

Foi nesse momento que os turcos tomaram conta do território e o que era uma referência do cristianismo passou a ser um território muçulmano. Essa mistura ajudou a formar Istambul como é hoje: cosmopolita, agitada e lar de cristãos, muçulmanos e judeus, um verdadeiro mix cultural, religioso e histórico.

Com a queda do Império Otomano, em 1923, Istambul deu lugar à cidade de Ancara como capital. Entretanto, continua sendo um ponto turístico muito visitado no país, por conta da sua herança cultural muito forte e por ser a única cidade bicontinental do mundo.

MOTIVAÇÃO PARA VISITAR A TURQUIA:

A Turquia fica numa região que sempre foi cobiçada através dos tempos, por ser a passagem mais fácil entre Europa e Ásia. Por esse motivo, este território já esteve sob domínio grego, romano e bizantino. É inacreditável a quantidade de cidades antigas que se pode conhecer, cada uma guardando um pouco da história milenar e da riqueza cultural desses povos.

Em Istambul podemos entender a grandiosidade do império otomano com as enormes mesquitas, palácios, museus. Um país com costumes e tradições culturais tão diferentes dos nossos. Culinária e os doces turcos é um diferencial a parte. Paisagens impressionantes e singulares em especial em Pamukkale –castelo de algodão e piscinas sagradas e Capadócia/Goreme - parques naturais, salões construídos em cavernas, cidades subterrâneas, desertos, montanhas, lagos, vôo de balão…

Testemunha de muitos impérios e civilizações, a Turquia tem uma quantidade notável de sítios arqueológicos espalhados por todo o país. Dos palácios e mesquitas de Istambul às ruínas de Éfeso e cidades subterrâneas da Capadócia, a Turquia é um paraíso para os entusiastas da arqueologia e da história, por isso foi o nosso destino.

Roteiro realizado "Turquia ao seu alcance"

20/08/19 Brasil - Istambul

Saída de São José dos Campos para aeroporto de Guarulhos-GRU às 22:00 hs.

21/08/19

Check in e partida para Istambul às 03:40 hs de 21/08/19, com vôo pela Turkish Airlines. Chegada e pouso em Istambul às 21:20 hs (Istambul Time). Recepção no aeroporto de Istambul pela empresa TraBax. O serviço do receptivo foi um tanto confuso pelo fato de ter esperado por longo tempo por uma passageira que não chegava e isso nos levou esperar até 11:00 hs quando alguns passageiros já começaram a reclamar do atraso em iniciar o traslado para o hotel. O responsável pelo traslado decidiu deixar a passageira para ser recepcionada por outra pessoa da equipe e partimos para a próxima etapa que foi esperar pelo ônibus que nos levaria ao hotel , o qual demorou mais uma hora chegando ao aeroporto as 12:00 hs. De modo que até chegar ao hotel e estar pronto para dormir já era 02:00 hs da manhã de 22/02/19.

Estava feroz a ponto de enfrentar os leões. (risos)

Nos hospedamos no hotel The Marmara Taksim, distrito de Beyoğlu, é um distrito muito grande e bem central que fica do outro lado da Ponte Gálata. É uma ótima localização para quem pretende conhecer a Istambul moderna. O lugar tem uma rua fechada apenas para pedestres e um bondinho, com cafés, bares e restaurantes e muitas lojas, chamada de Istiklal Caddesie a Torre de Gálata que proporciona uma ótima vista de toda a cidade. Na minha opinião, essa região e o distrito de Sultanahmet são os melhores lugares para ficar em Istambul.

Nosso primeiro café em terras turcas: Semi, Suraia, Maria Sonia e Fernando.

22/08/19 – ISTAMBUL

Acordamos às 08:30 hs e tomamos café. Saímos para um passeio de reconhecimento na rua Istiklal e trocar euros por LT(200 euros = 1,248,00LT) e comprar o “chip” para o celular (150.00 LT). Olhando as vitrines e numa dessas entradas em lojas acabamos por comprar uma calça para Sônia no valor de 130.00LT. Continuando a caminhada na Istiklal, localizamos o Museu Madame Tussauds – Museu de Cêra e planejamos retornar a qualquer hora para visitar.

Passeamos por toda a extensão da rua Istiklal, já estávamos quase no final da Istiklal, às 11:20 hs recebi mensagem da Suraia informando que estaria indo para o hotel “The Marmara Taksim”, logo decidimos retornar para o hotel às 12:00 hs.

A Istiklal é isso aí que a foto mostra, quase impossível de trafegar durante as 24:00 hs do dia.

Após nos encontrarmos no hotel fizemos os planos para o restante do dia.

A Suraia e Seme foram almoçar e retornariam ao hotel para saírmos. Às 13:44 hs informaram que iriam atrasar porque o prato que havia pedido demorou para ser servido. Às 14:40 hs eles já estavam de retorno ao hotel, nos encontramos e descemos a Rua Istiklal até a Torre Gálata. Nosso propósito era subir até o topo da torre, mas ao chegarmos lá às 16:45 hs, nos deparamos como uma fila muito grande para subir a torre aí resolvemos tomar um café em uma cafeteria por alí mesmo e depois iríamos visitar a mercado de especiarias.

Após o café nos dirigimos para o bairro de Eminönü, que até há alguns anos era um distrito autônomo, ocupa o coração da antiga Constantinopla, pelo que o seu patrimônio histórico é inigualável. Cruzamos a Ponte Gálata e chegamos ao Porto de Eminönü (embarcadouro de passeios pelo Estreito do Bosphoro), no percurso tiramos algumas fotos, Mesquita Yeni Cami, e chegamos ao Bazar de Especiarias(Bazar Egypcio) lindíssimo que deixa sua marca pelo seu perfume e restaurantes e lojas muito legais.

A Ponte de Gálata, que liga o norte da cidade ao centro histórico, também mostra o lado cosmopolita de Istambul. Na ponte, dividida em dois andares, o visitante pode encontrar no nível inferior bares, restaurantes e casas de chá. Lá também é um ótimo espaço para apreciar o pôr do sol desta cidade que encanta a humanidade há séculos.

Construída em 1348, a Torre Gálata oferece, no alto dos seus nove andares uma maravilhosa vista de toda a cidade velha. A torre fazia parte da parede que protegia a colônia de Gálata. Depois, pela boa visibilidade de Istambul que a torre proporciona, o local serviu para ser vigia de incêndios até 1960. Hoje, existe um café no topo da “Christea Turris”, Torre de Cristo, como também é chamada, e uma loja de souvenirs lá dentro. Esse ponto turístico é um ótimo lugar para tirar fotos da cidade e poder ver toda a maravilha que é Istambul.

O bazar egípcio, ou bazar das especiarias, tem barracas cheias de frutas, chás e especiarias, enquanto os corredores do Grande Bazar perto dali são uma mistura colorida de tapetes, tecidos, lâmpadas e joias. Às 17:48 hs já estávamos no Bazar das Especiarias e tão logo começamos a caminhar no corredor principal do bazar nos perdemos da Suraia e Seme. Ao invés de ficarmos procurando-os resolvemos continuar a caminhada no corredor, nave principal, e no final deste tomamos o corredor à esquerda. Quando já estávamos voltando trocamos mensagem para nos encontrarmos. Saímos do bazar pelos fundos e passamos pelas barracas estabelecidas na lateral externa, demos uma olhada na diversidade de produtos a venda em barracas a preços mais competitivos que os praticados no interior do bazar e numa dela compramos tâmaras. Às 19:23 estávamos retornando do Bazar das Especiarias em direção ao hotel.

O início do Bazar das Especiarias remonta a 1663. Foi construído ao mesmo tempo que a Nova Mesquita e adjacente a essa com o objetivo de mantê-la economicamente.

O nome do Bazar Egípcio provém de quando Istambul marcava o final da rota da seda e era o centro de distribuição de toda Europa. De fato, no século XIII já comercializava especiarias com Veneza.

O mercado tem uma planta em forma de L, consistindo em 88 salas abobadas, a maior parte das quais atualmente divididas em dois pisos. A ala mais longa é paralela à Mesquita Yeni, tem 150 metros de comprimento e 36 lojas. A ala mais curta tem 120 metros e 46 lojas. As entradas são monumentais e situam-se nas extremidades. A entrada principal situa-se a sudoeste, em frente à Mesquita Yeni.

Totalmente sensorial, cheio de cores, cheiros, sabores. Aqui tem doce e tempero de tudo quanto é tipo. Pra quem curte temperos, isso é o paraíso. Todo bazar está inserido em um complexo arquitetônico. Tem um bazar, uma mesquita e um banho turco, ou Hammam.

Nossa aventura só começou e seguirá até dia 03 de agosto fazendo uma grande rota até a Capadócia. Mais detalhes nas postagens seguintes.