top of page
Buscar
Foto do escritorDeborah Fraga

O Líbano floresce na ásia ocidental

Atualizado: 13 de jan. de 2023

Oficialmente República do Líbano, é um país localizado na extremidade leste do mar Mediterrâneo, na Ásia Ocidental, numa região que faz ligação entre esse continente e a Europa.



Faz fronteira com a Síria ao norte e a leste e com Israel ao sul e a oeste com Chipre pelo mar Mediterrâneo. O Líbano é uma das regiões de antigas civilizações, como fenícios (herança do alfabeto), assírios, persas, gregos, bizantinos, romanos e... turcos otomanos, sendo que sua rica história formou a identidade cultural única em diversidade étnica e religiosa do país.



Toda essa diversidade gerou muitos conflitos sócios-econômicos neste país, que saiu recentemente de uma guerra civil em 2006. Passeando por suas ruas e arranha-céus notamos em meio as novas construções, prédios ainda abandonados e feridos destes momentos históricos, bem como vários sítios arqueológicos descobertos frente as novas construções.



É uma sensação diferente caminhar pela cidade e descobrir em suas curvas, algumas imagens que remetem a tempos milenares antes de cristo, formações perfeitas de vestígios de uma cidade antiga diante de obras muito modernas. Passear pelo Líbano é uma descoberta que mistura riqueza cultural por imaginar que tantos povos a quiseram conquistar e fincar suas raízes neste belo território.

Nossa Aventura se inicia na capital do país em Beirute e segue a várias cidades (SIDON/TIRO/BYBLOS/BATROUN/BAALBECK) importantes de cunho histórico entre todas as civilizações citadas. Segundo estimativas de 2007, cerca de 2 milhões de habitantes moram na Grande Beirute. Localizada em uma península no Mediterrâneo, Beirute é o maior cidade e principal porto marítimo do país.





Beirute não possui transportes públicos facilitadores para sua exploração, então podemos contar com a indicação de alguns receptivos e guias cadastrados para acompanhar em seus passeios. Hospedando-se na capital, você terá toda facilidade para se locomover (táxi ou caminhando, ou receptivo) há vários pontos de interesse turísticos e cidades circunvizinhas que no mesmo dia podem ser visitadas sem precisar trasladar para outros hotéis. Por este motivo irei citar algumas indicações na qual tivemos o privilégio de conhecer e obter algumas experiências gastronômicas e degustações no local.


Em nossa viagem tivemos o acompanhamento de receptivo local com guia Bilíngue (Carina Kadissi) em português que fez toda diferença em nossa acomodação e facilidades de serviços aos que não dominavam o inglês ou francês além do Árabe idioma local.

Atualmente o Líbano possui alguns tanques do exército em suas ruas por conta de manifestações e reivindicações do povo contra a conduta do regime atual que se mantém há muitos anos no poder. Os mesmos começaram em outubro de 2019 por conta de taxas que cobrariam pelo uso do whatsaap (aplicativo gratuito). Cansados de serem taxados de forma abusiva, o povo Libanês protesta por mudanças de autoridade em seu governo e melhores condições de vida.



Em nossa chegada em fevereiro de 2020, fomos recebidos no clima do inverno ( 10 a 17 graus a média) e uma parte do grupo tiveram 23 malas extraviadas na nossa chegada a Beirute. Com isso irei posteriormente abrir um post sobre este tema para melhor orientar em caso como o ocorrido. Acontecendo isso dirija-se imediatamente no balcão de informação no local das esteiras antes de sair do aeroporto e abra uma reclamação solicitando seu PIR (Relatório de Irregularidades na Propriedade). PIR é um código único de 10 dígitos que contém letras e números. Esse código será usado para consultar todas as localizações futuras e consultadas relacionadas com a sua bagagem perdida.

Como tivemos um voo via Frankfurt com muitas horas de conexão e alteração de equipamento de voo, entendemos que as mesmas podem ter sido direcionadas de forma incorreta. Muitos voos cancelados em aeroportos vizinhos devido as más condições climáticas também podem ter ocasionado este incidente indiretamente.


Ficamos a princípio no bairro Verdun, com uma localização privilegiada as partes principais de acesso ao centro da cidade e a poucos metros do mar. Mais exatamente entre um dos locais turísticos que é o Zaituna Bay (marina) e a Raouche Rocks. A paisagem cultural da cidade está passando por uma restauração vital após a Guerra Civil. Nosso hotel o "Le Bristol Beirute", é um dos hotéis mais antigos do local (5*) e totalmente reformado, mantendo suas decorações com toques modernos e acervos árabes de muito luxo. Nas proximidades temos casas de cambio para trocas de moeda (2,15 dólar) a melhor custo que no aeroporto (sendo que iniciaram os cambio por (3,1 aos que chegaram mais cedo para trocar) e lojas de Chip telefônicos (23 dólares para 6 dias).



Nossa experiência ficou caracterizada entre hotéis de 4* á 5* com variações de preço que vão de 82 a 320 dólares uma diária. No mesmo bairro, mesmo sendo de luxo e alto padrão há no local hospedagens mais econômicos a serem relevados dependendo do perfil ou estilo de viagem proposto pelo passageiro.Você notará uma infinidades de bancos e financeiras neste país, uma das características da atual economia.


Dando pontapé as visitas iniciais nada como realizar aquele velho passeio panorâmico no local para conhecer o entorno da cidade e engatar o Museu Nacional do Líbano para compreender melhor sua civilização e todas as demais que por lá passaram.


MUSEU NACIONAL DO LÍBANO


O acervo começou a ser coletado após a Primeira Guerra Mundial, e o museu foi inaugurado oficialmente em 1942. O acervo é composto por coleções que totalizam cerca de 100.000 objetos, a maioria dos quais são antiguidades e achados medievais.

O museu foi projetado pelos arquitetos Antoine Nahas e Pierre Leprince Ringuet, a sua arquitetura tem inspiração francesa e influência egípcia. O prédio foi construído com três pavimentos, e o seu exterior é acabado com calcário na cor ocre. O bloco central é coberto por um telhado de vidro, acima do mezanino, proporcionando iluminação natural ao ambiente.


As exposições obedecem a uma ordem cronológica começando na pré-história e chegando até o período otomana. O roteiro tem início no andar térreo, onde 83 objetos grandes são exibidos, incluindo sarcófagos, estátuas, mosaicos e relevos. O piso superior exibe 1243 artefatos de tamanho pequeno e médio, organizados por ordem cronológica e por tema em vitrines iluminadas e lentes que enfatizam o aspecto estético dos artefatos.

As coleções estão divididas por período, incluindo artefatos e peças da Pré-história, Idade do Bronze, Idade do Ferro, Período helenístico, Período romano, Período bizantino e Período mameluco e as Conquistas árabes.


Pontos de interesse Turísticos no Líbano:


  • Marina Zaituna Bay

  • Pigeon Rock ou Raouche Rock

  • Souk Beirute (mercados)

  • Bairro Verdun

  • Sidon

  • Tiro

  • Harissa

  • Gruta Jeita

  • Byblos

  • Batroun

  • Baalbeck

  • Vale de Bekaa

  • Museu nacional do Líbano

  • Faraya (no inverno/estação de esqui) 38 km de Beirute

  • Becharré


Como nossa aventura está só começando, deixo em posts separados algumas das atrações visitadas e de maior interesse neste belo país.

Agradecimentos a toda equipe da Flot operadora (Abel e Eduardo) que nos acompanhou presencialmente na realização desta linda viagem na Ásia ocidental.


O Líbano floresce entre os calcários secos desta nação e a cada dia em sua nova reconstrução para uma nação forte e renovada em sua comunidade.






Deborah Fraga

@deborah.fraga.14

@fragaviagens

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page