PAMUKALE
Continuamos o circuito em direção a Pamukkale, porém antes fizemos uma parada comercial de interesse geralmente do guia Hali e dos proprietários do estabelecimento comercial. Tratava-se de loja-fabrica de jaquetas de couro de nome “Populer Leather” que produz jaquetas manufaturados com pele de overlha. Segundo os promotores ele fornecem produtos para as principais grifes européias. Eles promovem um verdadeiro show business, pois assim que o turista acessa as instalações da loja é conduzido a se acomodar em uma sala especial para assistir a um curto desfile de moda promovido por jovens modelos e no final alguns turistas são convidados a participar do desfile apresentando-se com algumas peças da coleção. Esse show pode fazer você sentir que tudo é real, já que convidam pessoas reais do seu grupo para fazer passarelas.
Depois de assistir ao desfile dos produtos da grife, fomos levados a um showroom onde você pode comprar muitos produtos de couro de sua oferta. Os preços eram muito caros, os casacos parece muito bom e elegante - mas não vale o preço. O que chamou atenção foi o preço dos produtos, pois o mais barato custava em torno de 200 euros e alguns com valores que chegavam a 400, 600, 800 euros. Em fim muito caro!
Continuamos o circuito e chegamos à Pamukkale por volta das12 :00 hs para visitar os travertinos de Pamukkale, antiga Hierápolis e o Castelo de Algodão.
Pamukkale ("castelo de algodão", em turco) é um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa colina, situado próximo a Denizli, na Turquia. Pamukkale está a 574km de Istambul e a 633Km da região da Capadócia, aproximadamente.
A formação do Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte que provocam o derrame de carbonato de cálcio, que depois solidifica como mármore travertino.
Pamukkale, uma formação geológica única, com suas piscinas termais formando pequenas cascatas.
Cascatas branquíssimas, petrificadas em mármore travertino, dependuram-se sobre terraços de piscinas termais. Por entre elas escorre a água quente, límpida, que brota do subterrâneo rica em carbonato de cálcio. As suas águas minerais aquecidas – a temperatura média é de 35 graus, mas algumas fontes alcançam 60 graus – banham a histórica cidade-spa de Hierápólis, a Sudoeste da Turquia, na província de Denizli, cujas ruínas são testemunho da herança greco-romana.
Ali do lado, no mesmo complexo estão as ruínas de Hierápolis, construída durante o Império Romano. A cidade era bem cosmopolita e havia um Teatro Romano (uma réplica do de Roma) que ainda permanece bem conservado e que chegou a abrigar 12mil espectadores.
Visitamos todas as ruínas, caminhando por elas e avistamos à direita ao pé da colina o Grande Teatro!!!
- Lindo demais! Hierápolis me surpreendeu muito!
Dessa posição, na altura do Grande Teatro, tomamos a direção à esquerda para encontrarmos as piscinas termais de Pamukkale. Para pisar no calcário foi necessário tirar os sapatos, por uma questão de preservação.
Ali, nós podemos apreciar o local e nos banhar nas piscinas conforme queira. Eu não tive a oportunidade de me banhar nas piscinas porque estava com a máquina fotográfica, apenas molhei os pés e entrei com água até o joelho em suas piscinas, mas a Sônia estava predisposta a experimentar o momento entrou em várias piscinas.
27/08/19 - PAMUKKALE => KONYA / CAPADÓCIA
No dia seguinte partimos de Pamukkale em direção à região central da Turquia passando por Konya com destino final a região da Capadócia, particularmente para região do vale de Goreme.
Estávamos na Anatólia Central, uma região árida, porém de solos férteis e com muitas paisagens agrícolas no caminho.
Na Anatólia Central, a caminho da Capadócia que era o nosso principal destino no interior da Turquia, fizemos uma parada em Konya. Uma cidade com cerca de 2 milhões de habitantes e que tem mais de 2 mil anos de existência. A maior parte do trigo da Turquia é produzido nessa região.
No trajeto passamos por Konya às 14:40 hs, uma das cidades da Anatólia central. Cruzamos a região do planalto da Anatólia, essa massa de terra na Ásia Menor que constitui a maioria da Turquia hoje. Há colinas à vista em toda parte, solo pedregoso, vales como na Capadócia, e todo um ambiente de montanha no ar. Região da rota da seda e rota de Marco Polo em direção ao Oriente.
Esta é uma das cidades mais antigas e tradicionais de todo o país. Konya é habitada há mais de 5 mil anos, desde 3.000 a.C., passando por muitos povos antigos de que hoje mal se ouve falar, como os cimérios ou os hititas, ao menos quando em algum texto da bíblia e leitura de missa se faz referência aos cimérios.
Konya é a cidade mais religiosa da Turquia. No mês de novembro, reúne dervixes do mundo inteiro. O Museu Mevlana, onde está o mausoléu é um espaço sagrado. Nele aparecem tapetes, manuscritos, instrumentos musicais e uma incrível coleção de belas cópias do alcorão.
No trajeto passamos por Aksaray, é uma cidade e distrito do centro da Turquia. É a capital da província homônima e faz parte da Região da Anatólia Central. A cidade foi batizada de Arquelais, pelo último rei da Capadócia, Arquelau. Os Romanos chamaram-lhe Garsaura e os Bizantinos Coloneia .
Ak Saray significa "palácio branco" em turco. Aksaray encontra-se a 225 km a sudeste de Ancara, 150 km a nordeste de Konya.
28/08/19 - CAPADÓCIA
A Capadócia, uma região no centro da Turquia, é conhecida por seu Parque Nacional Göreme.
A Capadócia é uma região na Anatólia Central, na Turquia, e que abrange vários municípios e vales. Habitada a milhares de anos por vários povos, foi rota de comércio, dominada por impérios, invadida por outros vários e um dos traços mais marcantes são as igrejas cristãs construídas, mantidas e defendidas pelos primeiros cristãos que eram perseguidos na região, isso lá atrás no século I.
Erupções vulcânicas e a ação da erosão criaram na região central da Anatólia, Turquia, um lugar de formações geológicas de diferentes formatos únicas no planeta.
Isso mais a riqueza histórica e cultural deste lugar que já foi habitado por gregos e romanos, as cidades subterrâneas, igrejas esculpidas nas cavernas, cavalos selvagens e o fato de São Jorge ter nascido ali transformaram a Capadócia num dos destinos mais procurados do país, sonho de consumo de muitos viajantes em todo o mundo, única por sua paisagem original, formada por lavas lançadas pelos vulcões Erciyes e Hasan, há 3 milhões de anos. A região dispõe de várias atrações para os visitantes, tais como visita aos numerosos monastérios e capelas de Goreme, escavados nas rochas e decorados com afrescos, visita aos impressionantes vales da região para desfrutar de extraordinárias vistas das “chaminés que parecem saídas de contos de fadas”.
Com apenas 6 mil habitantes, Göreme é uma cidade incrível. A vila colorida de casas de pedras, hotéis-cavernas, tomada por formações rochosas que parecem cogumelos e que ali são conhecidas como “chaminés das fadas” é a melhor opção para você ficar na Capadócia. No entanto, nós ficamos hospedados no Double Tree by Hilton Hotel Avanos, em Avanos.
A vila de Göreme, cujo nome foi mudado de Avcilar quando se decidiu promover a região, encontra-se sensivelmente no centro do parque, a um par de quilômetros do Museu ao Ar Livre de Göreme, a atração turística principal do parque, pelo menos no que toca a patrimônio histórico.
As atrações do parque são tanto as paisagens esculpidas pela erosão do vento e da água nas rochas calcárias e vulcânicas, como as inúmeras igrejas e mosteiros bizantinos que testemunham uma intensa atividade monástica entre os séculos V e XII.
Vôo de Balão
Nosso plano era fazer o vôo de balão no dia seguinte, conforme contratado (200.00 euros por pessoa) com o guia Hali.
Dia de voar de balão! Ao nos dirigirmos até o vale de Goreme a gente vai vendo as “casas”. Formações rochosas que foram escavadas e habitadas a muitos séculos e muitas ainda são utilizadas, inclusive como hotéis.
Todos os dias, a partir das 5hs da manhã, dezenas de baloeiros colorem os céus da região num dos mais incríveis programas de toda a viagem.
O vôo sempre acontece ao amanhecer então tivemos que madrugar. Às 06:00 hs já havíamos chegado ao vale de Göreme e estávamos no local prontos para subir no cesto do balão. Enquanto o balão estava sendo montado e inflado nós nos preparávamos para o grande momento e tirávamos algumas fotos para deixar registrado a nossa aventura.
29/08/19 - CAPADÓCIA => ANKARA
Depois de uma noite e um dia de intensas atividades e deslumbre na Capadócia (vale do Goreme, vôo de balão, chaminés de fada de Urgup, museu a céu aberto, fortaleza natural de Uçhisar, Ortahisar, visita a uma cidade subterrânea) é hora de partir para Ankara.
Partimos às 08:20 hs, de Avanos na Capadócia e pegamos a estrada em direção a Ankara, a capital da Turquia. No caminho, fizemos uma parada, antes de pegarmos a estrada passamos em uma fábrica de tapetes – Matis Carpet.
Nossa Visita à fábrica de tapetes de seda na Capadócia, Turquia, onde vimos desde a filagem da seda até o trabalho manual de trabalhadoras habilidosas.
Inicialmente achamos bem “caça níquéis”, com o único propósito de nos animar a comprar uma peça do local, porém ao lembrar e rever as fotos, vimos que foi uma experiência bem interessante e única.
A fábrica faz desde o desfilamento dos casulos e criação dos fios de seda. Os fios são feitos com os casulos boiando em água morna. Depois da criação dos fios eles são tingidos para ter a cor para confecção dos tapetes e dessa forma os fios estão prontos e coloridos para o início do trabalho.
Ankara:o MAUSOLÉU DE ATATÜRK
A segunda maior cidade da Turquia e capital da nação é muitas vezes deixada de lado por viajantes que dispõem de pouco tempo. Ancara não oferece tantas atrações como outros destinos turcos, mas pode servir para uma parada estratégica no trajeto entre Istambul e Capadócia, áreas muito mais exploradas pelo turismo.
Mausoléu Atatürk é uma homenagem a um dos grandes nomes da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk. Ele foi comandante da Campanha de Galípoli durante a Primeira Guerra Mundial, fez reformas culturais, políticas e econômicas, liderou uma guerra que transformou a Turquia em uma república e foi o primeiro presidente, com um mandato de 15 anos. Erguido no topo de uma colina, situado a 907 metros de altitude, o monumento pode ser visto de diversos pontos da cidade. O Mausoléu em homenagem à Ataturk (Mustafa Kemal), com 150 mil toneladas de peso, foi inaugurado 7 anos após o seu falecimento. No local além do sarcófago simbólico de Ataturk, composto por um monólito em mármore de 40 toneladas, há uma rica e detalhada exposição sobre a vida do presidente.
Mustafa Kemal (Ataturk) é o grande pai dos cidadãos turcos, ele foi o responsável por liderar a Turquia e por promover a reforma de vários setores no país. Destacam-se entre outras ações, a separação entre religião e estado, o fim do sultanato, a introdução do alfabeto latino no idioma local e as reformas dos códigos penal e civil. Mustafa Kemal consolidou seu nome como herói ao comandar as forças turcas na famosa Batalha de Galipoli na Primeira Guerra Mundial.
O Mausoléu Atatürk fica em uma área de 750 mil metros quadrados, 30 mil apenas para o Parque da Paz, a praça central em frente ao Mausoléu. O lugar onde fica o sarcófago simbólico de Atatürk é o Hall de Honra, pesa 40 toneladas e está cercado por diversos vasos com terra de todas as regiões da Turquia. Além de saber mais sobre a vida de Atatürk, o Mausoléu também mostra a história da Turquia. Dentro do Mausoléu existe o Museu da Guerra da Independência, que é focado na guerra que transformou o país em uma república.
30/08/19 - ANKARA => ISTAMBUL
Ankara e Istambul foi o último trecho do circuito planejado para fazermos na Turquia. Ankara fica a 450 km de Istambul, um longo trajeto a ser percorrido até Istambul. Saímos logo após o café, passamos pela região do porto de Ankara, avistamos à esquerda uma longa ponte de 3 km de extensão.
Do outro lado da montanha, no horizonte, está a cidade de Bursa, é uma cidade do noroeste Turquia situada na região de Mármara, capital da área metropolitana e da província de Bursa, com aproximadamente 600 milhões de habitantes, é a quarta cidade da Turquia – centro de fabricação de seda e já foi uma das capitais da Turquia. Bursa, que já foi um dos pontos de partida para a Rota da Seda, é hoje o centro da indústria automobilística turca, onde a Fiat e a Renault sediaram as suas fábricas.
Chegamos em Istambul por volta das 13:00 hs e fomos direto para o The Marmara Taksim Hotel. Em seguida saímos para almoçar em um restaurante próximo a Torre Gálata e depois nos dirigimos para o terminal de balsas para fazermos o passeio de barco pelo Estreito do Bósforo.
click aqui e pesquise opções de hotelaria local por cidade
Dias extras em Istambul (só as mulheres ! )
O roteiro do que visitar nos três dias extras em Istambul ficou por conta da mulherada e com o apoio da companheira de viagem Suraia, que em vários momentos exerceu o papel de guia e consultora de viagem. Diante de tanta atração a ser visitada imagino que não foi fácil escolher e priorizar, mas um dos critérios para escolha do que visitar foi otimizar o tempo disponível, locais próximo ao hotel Arcadia Blue no bairo de Sultanahmet, onde estão instalados muitas das atrações turísticas de Istambul. É ali que ficam os principais pontos turísticos de Istambul. Num mesmo dia, é possível visitar a Mesquita Azul, a Hagia Sofia e a Cisterna da Basílica, Mercado de Especiarias e o Gran Bazaar. Claro que visitar todas essas atrações em um dia não dá pra sair dizendo que visitou e viu todos os principais detalhes de cada uma delas.
31/08/19 - ISTAMBUL => BRASIL
Dia de retorno ao Brasil, eu e o Seme pegamos o traslado no hotel às 08:50 hs e fomos para o aeroporto pegar o vôo das 13:25 com destino ao Brasil. No entanto, o vôo atrasou, embarcamos às 14:35 hs e pousamos em GRU às 21:30 hs (brasil time) e tomei o ônibus para SJC às 12:00 hs.
Nossa experiência foi maravilhosa, pois tudo se realizou de maneira como deveria, sem problemas, sem dificuldades. Nada deu errado, os pequenos imprevistos foram resolvidos com sucesso, nada nos surpreendeu negativamente e sim positivamente. Nos encantou a sinergia, o companheirismo do grupo de viagem, pois começamos como companheiros de viagem e terminamos como amigos.
Nossa gratidão em especial a AMIGA Suraia pelo apoio, dicas, orientações nos momentos em que estivemos juntos PRINCIPALMENTE em Istambul.
À Fraga Viagens, na pessoa da Deborah Fraga, nossos agradecimentos pela atenção dispensada desde o início do programa da viagem e suporte.
BOA VIAGEM, FINAL FELIZ ! VALEU A VIAGEM !
by Fernando Leite
Passageiro / Turista / Engenheiro.
Comments