Bem posicionado o assunto de transformação onde presenciamos duros e longos 2 anos de pandemia internacional afetando todo setor deste “trade” turístico.
A minha transformação aconteceu diante de 3 momentos importantes relacionados ao turismo. Todavia 2 fatores que acredito mais que tudo fazem mover essa grande transformação que são o “amor” e a “dor”. Estes são os verdadeiros verbos impulsionadores dessas mudanças transformadoras.
A primeira foi a escolha do segmento turístico, logo após a crise financeira “*subprime” em 2007. Deparada com o fechamento de meu novo e primeiro empreendimento no mundo financeiro de créditos e desacreditada no que poderia mover meu entusiasmo em um novo negócio ou serviço. Através de uma inscrição e participação de uma bolsa universitária, deparei-me com a opção de um setor ligado a algo que me ilusionava: A gestão de turismo. Apaixonada por cultura, história e a área de humanas, resolvi em um momento sem perspectivas pro futuro, apostar num segmento mais animador e alegre dentro do trade de entretenimentos. O desafio de pular ao desconhecido sem grandes reservas, novo e desafiador fez-me crer mais uma vez que nada é por acaso nesse grandioso mundo.
De volta ao Brasil depois de formada, e sem grandes interesses em manter-me no país, iniciei minhas atividades como “agente de viagem” no interior de São Paulo intuindo aprender na prática o funcionamento mercadológico e prático de como funciona o mundo do turismo. No caminho percorrido muitas ilusões e projeções ignoradas e entre outras de total reflexão sobre o modo de atendimento e relacionamento com o consumidor destes serviços.
A vida pacientemente ensinou-me muitas coisas as quais em minha intolerância pessoal não me permitia admitir que o tempo não pode ser controlado ou moldado. A vida se encarrega de direcionar mesmo que contra sua vontade muitos passos que devem ser efetuados até o ponto de seus objetivos. Profissionalmente foi o maior aprendizado para o pulo no empreendimento de meu negócio, porém com muitas incertezas sobre o nicho na qual a vida insistia nesta permanência.
Sendo assim após um excelente momento pessoal e final infeliz em minha vida ( - Olha a dor...), algo acendeu fortemente na minha raiz empreendedora e o sonho juvenil em empreender em meu próprio negócio mais uma vez ressurgiu. Acreditando na evolução do mundo digital e alterações de cunho tecnológico já surgindo na época, desenvolvi com poucos recursos e quase nenhuma ferramenta em como gostaria que fosse minha agência, seu corpo de atenção e pluralidade em fornecimento de serviços no mercado brasileiro.
Em 45 dias em agosto de 2018 desenvolvi, meu site de apresentação: Serviço De Atendimento No Local Do Cliente | Fraga Viagens | Brasil , abri oficialmente meu CNPJ, redes sociais e construí do zero o modo de atendimento personalizado até o consumidor, que até então em nossa cultura era algo visto com ressalvas pelo consumidor servil no nosso mercado nacional. O instinto nestes casos são sentimentos muito delicados e que devem ser respeitados no mundo de empreendedores. A resiliência, persistência, planejamento e crença fazem todo conjunto consolidador na realização destes sonhos transformadores.
Então, o amor pela minha atividade, e as dores foram fatores transformadores nesse percurso de minhas atividades turísticas. A pandemia foi a grande “consolidadora” no meu modo de atuação de serviços, visto que os atendimentos físicos foram limitados por local e as pessoas foram impedidas de viajar pelo mundo. Sim, não produzíamos absolutamente nada por muitos meses e contávamos tão somente com o mundo digital, na divulgação de informações, levando e recebendo desta forma, todas as mudanças e necessidades de toda população e clientes deste restrito mercado.
Felizmente seguindo os caminhos já estabelecidos em nosso plano de negócios e contando mesmo que diante da crise provocada pelo Covid-19, estabelecemos uma conexão online maior com nosso público, nos permitindo atuar com mais segurança e confiança dentro e fora do Brasil.
Nossa slogan: Fraga viagens é você em todos os lugares, é definitivamente algo que descreve exatamente o que queremos ter e ser neste mundo do “turismo”.
A conscientização por uma responsabilidade ligada a sustentabilidade neste negócio tem sido agora meu último desafio onde envolvem a comunicação entre cidadã e administradora de serviços nesta área. O exercício entre praticar políticas corretas em um convívio menos poluente e hostil com a natureza que cerca nosso meio e os locais mais desenvolvidos turisticamente. Como poder contribuir e espalhar essa intenção de forma escalonada em meu pequeno comércio? Acredito que o quarto momento importante e transformador em meu negócio no turismo está por acontecer, e conto com todos vocês para que ele possa florescer e disseminar entre nossos clientes e colegas profissionais do setor.
Deborah Fraga
Gerente Comercial / Sócia na Fraga Viagens.
@fragaviagens
Desafio: @integracaotrade e o @portalpanrotas.
#oquenostransformapanrotas #fragagaviagens #voceemtodososlugares #amor #dor #trabalho #dedicação #ferramentasdigitais #mundoonline #posicionamento #persistencia #colaboração #parceria #relacionamento #proatividade #fe #entusiasmo #motivarse #gostardoquesefaz #turismo #transportes #viagens #viajar #panrotas2023 #panrotas #forumpanrotas #eventos #entretenimento
*subprime - A crise do subprime foi uma crise financeira desencadeada em 24 de julho de 2007, a partir da queda do índice Dow Jones motivada pela concessão de empréstimos hipotecários de alto risco (em inglês: subprime loan ou subprime mortgage), prática que arrastou vários bancos para uma situação de insolvência, repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo.
*Business to Consumer (B2C) Empresa vende para consumidor final.
*Business to business (B2B) – Empresa vende para Empresa.
De acordo com a última pesquisa do Ebit, o estudo Webshoppers edição 41, que fala do resultado de 2019 com projeções de 2020, tivemos um crescimento de 16% do e-commerce batendo a projeção do mercado e já cresceu 10x comparado a 2010. Aprenda a origem e o que é e-commerce - Doutor E-commerce - (doutorecommerce.com.br)
*Programa Turismo Seguro
O Programa Turismo Seguro tem como objetivo ampliar a sensação de segurança na atividade turística e fortalecer o turismo do Brasil, de forma competitiva e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social. Trata-se de um documento que pretende orientar a diversidade de ações que podem ser desenvolvidas sobre o tema, sempre sob a perspectiva da competência do Ministério do Turismo – MTur, de maneira harmônica e assertiva.
* Sustentabilidade e Turismo Responsável — Ministério do Turismo (www.gov.br) Saiba como o turismo pode contribuir para o alcance dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O Ministério do Turismo traduziu para o português documento da Organização Mundial do “Turismo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” com o objetivo de informar e orientar toda a cadeia do turismo sobre o potencial da atividade para o alcance de resultados satisfatórios no cumprimento da Agenda 2030 da ONU pelo Brasil.
Comments